top of page
Buscar

TEMA PARA O ANO – OUTUBRO

MULHER CRISTÃ FIRMADA NA ROCHA A CAMINHO DO CÉU


“Pois isso está na escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum envergonhado.” (I Pe 2:6 – ARA)


SUGESTÃO DE ESTUDO PARA REUNIÃO DE MULHERES NO MÊS DE OUTUBRO


ATENDENDO AO CHAMADO PARA ESTAR COM JESUS: “A MELHOR PARTE”

(Lucas 10:38 – 42 e João 12:1–8 – NVI)


“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10:38 – NVI).

“Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume” (Jo 12:1-3)


O povoado descrito por Lucas é Betânia, que ficava a três quilômetros de Jerusalém. Jesus e seus discípulos costumavam se hospedar na casa de seus amigos Marta, Maria e Lázaro, que ali residiam. Imagino que hospedar Jesus, a quem muitos acreditavam ser o Messias, deveria ser um prazer indescritível, talvez de causar ciúmes entre os vizinhos. Afinal, quem não gostaria de receber em casa o Homem que fazia grandes milagres por onde passava?

“Infinitos recursos tecnológicos estão no mercado a nosso dispor,

mas se não forem empregados com equilíbrio em nossa vida diária,

podem tornar-se armadilhas para capturar não só nosso tempo,

mas nossa paz, nossa liberdade, nossos deveres sociais,

nossos diálogos familiares e, o pior de tudo, nosso tempo com Deus.

Que tal desconectar das redes e conectar mais com Jesus?


Hospedar Jesus e sua comitiva certamente exigiria de Marta e Maria muito trabalho. Talvez seja desnecessário exemplificar aqui quantas tarefas extras elas teriam que realizar, afinal, somos escoladas em matéria de assuntos domésticos. Mas o ponto que quero destacar na vida dessas duas mulheres é sobre tornar Jesus nossa principal prioridade, em tudo. Como foi no caso de Maria, a qual “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lc 10:39).

Em João 12:1-11, é registrada a última visita de Jesus aos amigos em Betânia. Foi preparado um jantar de despedida no qual Marta servia, porém Maria, na presença dos discípulos e convidados, descartando formalidades, derramou um perfume caríssimo sobre os pés de Jesus e enxugou-os com os seus próprios cabelos. Para Maria o perfume caro não era prioridade. O amor por Jesus era tanto, que ela ofereceu a Ele o que possuía de mais valor: nardo puro. As refeições com Jesus em sua casa foram mesmo muito especiais. Em ambas, Maria teve a aprovação de Jesus por suas atitudes. Em Lucas 10:42, Ele disse: “...Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Em João 12:7, Jesus repreende Judas dizendo: “Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem...”. Embora a aparência de Jesus não mostrasse isto, Maria sabia que Jesus era uma Rocha segura e desejava ardentemente tê-Lo bem perto e ouvir Suas profundas e doces palavras.

Minha irmã, quanto tempo do seu dia tem tirado para estar bem perto do seu Senhor? Ler Sua Palavra, experimentar Sua graça, sentir Sua paz? Somente Ele tem as Palavras de vida eterna (Jo 6:68 – NVI). Para ser firmada na Rocha, é preciso desenvolver essa intimidade com o Senhor, que só a oração e o estudo da Palavra nos proporcionam. Ou acha que vale a pena gastar seu precioso tempo com aquilo que não a edifica? Quantas de nós nos pegamos dizendo: “hoje desperdicei meu tempo navegando por inúmeras redes socais”. Infinitos recursos tecnológicos estão no mercado a nosso dispor, mas se não forem empregados com equilíbrio em nossa vida diária, podem tornar-se armadilhas para capturar não só nosso tempo, mas nossa paz, nossa liberdade, nossos deveres sociais, nossos diálogos familiares e, o pior de tudo, nosso tempo com Deus. Que tal desconectar das redes e conectar mais com Jesus? “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4:14 – NVI).

Enquanto Maria ficava aos pés do Senhor ouvindo seus ensinamentos, o que Marta estava fazendo? “Marta, porém, estava ocupada com muito serviço” (Lc 10:40). Marta, provavelmente era a mais velha dos irmãos e responsável por todo funcionamento da casa, era uma mulher com muitos compromissos. Já vi alguns adjetivos que são atribuídos a Marta: nervosa, irritada, inquieta, agitada, ansiosa, autoritária etc. Marta realmente se dirigiu com autoritarismo ao Mestre, dizendo: “Senhor, não te importas?... Dize-lhe que me ajude!”. A atitude de Marta talvez nos intrigue porque alguém tem que fazer o trabalho. Seu erro foi não priorizar o Mestre. Jesus viu isso nela quando a repreendeu carinhosamente dizendo: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10:41,42).

Como mulheres responsáveis que somos, nunca deixaremos de executar nossas tarefas diárias, porque incorreremos no risco de sermos taxadas de preguiçosas. É necessário organizar nosso tempo com sabedoria, para que haja equilíbrio e não corramos o risco de nos sobrecarregarmos a ponto de comprometermos nossa saúde ou de desperdiçarmos muito do nosso tempo com banalidades. Embora seja necessário executar o trabalho, devemos entender que Cristo é a nossa prioridade maior. Porque se não encontrarmos tempo para buscar forças na Rocha Inabalável, ler a Palavra, conversar com o Senhor, derramar-nos aos Seus pés... Todo nosso trabalho, nosso esforço, nosso desgaste físico e emocional não farão sentido algum. Não há valor eterno nas coisas terrenas. “...Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus” (Cl 3:1 – NTLH).

Portanto, se você é uma mulher superativa, daquelas que não têm tempo “nem para respirar” ou aquela que já pode desfrutar de um pouco mais de “sossego”, lembre-se: o Senhor é a prioridade maior, Ele é a melhor parte, o Senhor é a nossa herança eterna. “E prosseguiu o Senhor: Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha” (Ex 33: 21 – NVI).


Delma Carvalho

ICE Núcleo Bandeirante

ANO XXXI SET - DEZ/2021 Nº101



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page