top of page
Buscar

RENOVANDO A ESPERANÇA

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,

porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.

Grande é a tua fidelidade.” (Lm 3:22-23)


A palavra misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (miséria) + cordis (coração). Misericórdia é um termo amplo que se refere a benevolência, perdão e bondade em uma variedade de contextos éticos, religiosos, sociais e até legais. Misericórdia é dar de coração a quem precisa. É colocar o coração na miséria, no outro. E isso é o que Deus faz por nós. É quando Ele usa de graça para com Seus filhos.


O contexto do livro de Lamentações é o seguinte: é um livro de poemas de lamento e de dor do povo de Judá, após a destruição de Jerusalém, exilados na Babilônia. Foi escrito por Jeremias em um período de desespero e perdas causadas pelo pecado e a devastação da cidade santa. No meio de tanta tristeza, Deus dá alegria por meio de Sua Palavra. No capítulo 3 do livro de Lamentação, no versículo 22, o profeta afirma que as misericórdias de Deus estão ativas e, no versículo 23, vemos que a renovação da fidelidade de Deus, dia após dia, é algo esplendoroso, trazendo a esperança em mais um dia para poder experimentar a bondade de Deus, novamente.

Jeremias, o autor, encontra consolo e renovação de seu ânimo. Ele experimenta a fidelidade de Deus e Sua capacidade de cumprir Suas promessas, mesmo em momentos tão difíceis, reformulando a sua fé a partir dessa percepção.

Temos o desafio de iniciar o novo ano confiando nas misericórdias de Deus, reconhecendo Sua fidelidade, diariamente. A renovação dessa esperança é fundamental para nossa saúde emocional e espiritual, para o enfrentamento das dificuldades de cada manhã. É Deus oferecendo uma oportunidade de recomeço.


As misericórdias de Deus são atributos que só Ele pode oferecer a nós, apesar de nada merecermos. Cristo foi colocado na cruz em nosso lugar, pois ela deveria ser nossa. Sua misericórdia nos poupou desse castigo e o assumiu em nosso lugar. A misericórdia, então, é uma qualidade divina que combina com amor, bondade, compaixão e perdão e é manifestada por meio da graça, para tratar alguém de forma mais compassiva, querendo diminuir seu sofrimento, sendo gracioso para com ele. Assim, a misericórdia é encarnada em Jesus Cristo.


Ao confiarmos nas promessas de Deus, encontramos coragem para enfrentar os desafios. Esse texto é um poderoso testemunho da fidelidade e misericórdia de Deus, mesmo em meio aos sofrimentos e dores que passamos. Vemos que Sua fidelidade é muito grande e Sua presença conosco é a base para o desenvolvimento da nossa fé e é importante, também, para o crescimento de nossa vida espiritual, a fim de seguirmos Seus mandamentos e vivermos conforme a Sua vontade. Essa fidelidade de Deus nos dá segurança e isso traz esperança para nossas vidas. As misericórdias de Deus, que são faladas em toda Bíblia, são manifestações diárias da Sua graça e amor, em momentos de muitos desafios.


A fidelidade de Deus é mostrada a nós, por Seu amor incondicional, pois, a despeito de toda nossa infidelidade, Ele nos recebe, após o arrependimento. Sua fidelidade é bem grande em meio aos sofrimentos e na dor, especialmente. Ela é refletida por Sua justiça, porque Ele é fiel para com o Seu povo. Pelos Seus princípios relatados na Bíblia, quando arrependemos dos nossos pecados e os confessamos, somos perdoados, pois a Sua fidelidade não tem fim, o que serve de testemunho poderoso e isso acontece quando falamos do que Ele tem feito em nossa vida, servindo de encorajamento, para os irmãos de fé.


A ideia de que a misericórdia de Deus se renova a cada manhã e de que o homem interior se transforma de dia em dia, se refere à renovação espiritual que cada crente deve vivenciar. Cada novo amanhecer traz consigo uma nova chance de recomeço, perdão, graça e compaixão para aqueles que buscam a Deus, garantindo o suprimento do Seu amor e cuidado que nunca se esgotam.


Abordamos sobre a importância de mantermos viva a esperança. Essa esperança, além de proporcionar alegria e convicção de fé no Cristo ressuscitado, traz ainda renovação emocional e espiritual na prática, que começa primeiro dentro da mente e do coração. É a esperança que acende a centelha que nos leva a agir, resistir e seguir em frente para fortalecer a verdadeira renovação.


Para finalizar, pense comigo: como está o seu relacionamento com Deus? Lembre-se que a graça, a compaixão e a misericórdia de Deus estão disponíveis para conceder perdão e um novo recomeço a você. Ele pode restaurar sua vida, sua fé, sua esperança e amor.




Por Selma Côrtes


 
 
 

Comentários


bottom of page