top of page
Buscar

O ÚNICO SENHOR DOS MEUS PLANOS


“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

(Jr 29:11 – NVI)


EU, MEUS PLANOS E DEUS

Meus pais, Samuel e Edy, oravam diariamente por mim. Oravam para que Deus me guiasse pelo Caminho e para que eu nunca abandonasse a Sua companhia (III Jo v.4). Eles repetiam, com tanta confiança: “Deus tem um plano para fazê-la feliz”, que me senti estimulada a crescer experimentando e comprovando esta verdade. E a minha alma se maravilha pela soberania do SENHOR dos meus planos: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”. Ele é o Deus de Toda Sabedoria, e excede todo o entendimento, Deus Supremo, Incomparável, Majestoso... Deus digno da minha sincera adoração. E este Deus Criador, que não pode mentir, diz que planejou a minha vida com propósitos perfeitos que jamais serão frustrados...

Mas você pode ponderar: “Os planos que eu tenho, os meus próprios planos, são bons...” Eu entendo, pois pensava assim na minha adolescência. Até que, num momento tranquilo de conversa com Deus, contei a Ele o que tinha em mente para o meu viver, na certeza que autenticaria tudo. E Deus me respondeu: “Muito bom. No entanto, o que tenho para você é infinitamente melhor. Deixe comigo e Eu o farei.” “Os meus pensamentos são muito diferentes dos seus pensamentos, e a minha maneira de fazer as coisas é muito diferente da maneira de vocês. Assim como o céu é mais alto do que a terra, também o que faço é superior ao que vocês fazem... a minha palavra não voltará para mim sem fazer nada. Primeiro realizará a minha vontade e cumprirá o meu propósito” (Is 55:8-9,11 – VFL). Naquela hora entreguei a Deus os meus planos, segura de que se tornariam realidade, se o Senhor assim quisesse (Pv 19:21 –NVI). Coloquei minha felicidade no Senhor e, desde então, Ele tem me feito satisfeita Nele e me feito feliz com Sua vontade.


OS PLANOS DE DEUS PARA MIM

Saber que o único Senhor dos meus planos não dorme nem cochila, e em todas as coisas trabalha para o meu bem (Rm 8:28), me envolve numa atmosfera de esperança e paz que independem das circunstâncias que posso atravessar. A Ele, eterna gratidão, glória, honra e louvor!

“Sim, Deus tem propósitos pra mim e pra você! Não posso, às vezes, entendê-los, mas posso neles crer! Não deixe que os problemas o afastem do SENHOR. Só Ele é Deus Forte, é o seu sustentador! Nesse mundo, aflições nós vamos enfrentar... Mas é Deus quem nos garante: vitória alcançar!” (Ediane, CD Convicção - Propósitos de Deus, disponível nas plataformas do YouTube e Spotify)


PLANOS DE FAZÊ-LOS PROSPERAR

E o verso diz mais: “... planos de fazê-los prosperar e não de causar danos...” Quando pensamos em prosperidade, trazemos à mente o sucesso (Js 1:7-9), a felicidade (Sl 16:11), a ausência de necessidade e de sofrimento (Fp 4:19; I Cr 4:10), o progresso, o desenvolvimento... Porém, quando surgem obstáculos no caminho, esquecemos que Jesus alertou sobre as aflições deste mundo e que não estamos isentos delas. Em João 16:33, Ele nos fala sobre isso e é bom sempre conferir para estarmos preparados para enfrentar o “dia mal” também. Como é reconfortante saber que Deus continua no controle! Isso desperta nossa perseverança em servir a Ele, ainda que nem tudo seja como gostaríamos que fosse.

“Tenho o privilégio de ser um dos embaixadores de Cristo. Em Seu nome, posso oferecer vida eterna, perdão, paz, graça, glória a todo homem, mulher ou criança, que deseja obtê-la... Contudo, não ouso oferecer prosperidade como sendo parte ou uma porção do evangelho. Não ouso oferecer vida longa, um salário mais alto e libertação da dor. Não ouso prometer que nunca encontrará uma tempestade em seu caminho” (Pr. Ryle).


Que lições preciosas aprendemos com Abigail, que enfrentou sozinha seríssimas adversidades e até um exército, que poderia ter exterminado sua família; mas, com sabedoria, Deus a fez prosperar (I Sm 25:2-42). Aprendemos, também, com Ester, que venceu inúmeros obstáculos: órfã de pai e mãe, sofreu preconceito com o seu povo judeu, inveja, decretos injustos, que pareciam becos sem saída... mas, com coragem e determinação, prosperou sob o agir sobrenatural de Deus (Et 8:3-17).

A prosperidade, proporcionada por Deus, quando bem aplicada por quem a recebe, pode contribuir para transformar, favorecer e preservar vidas, alcançando o objetivo de Deus para o nosso viver: “...te abençoarei, e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção... Por meio de ti, serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:2,3 – TB). “Confio no SENHOR para me proteger. Procuro me esconder debaixo das suas asas, até o perigo passar. Pois o seu amor é mais alto do que o céu, a sua fidelidade chega até as nuvens” (Sl 57:1,10). Reconheça a bondade do SENHOR: “O caminho de Deus é perfeito, as promessas do SENHOR são dignas de confiança. Ele protege os que procuram a sua ajuda e proteção. Meu Deus, o SENHOR me deu o escudo da salvação, tem sido o meu apoio, e tem me ajudado a prosperar” (Sl 18:30,35 – VFL). Busque os tesouros da prosperidade Nele, peça orientação antecipada para suas escolhas e atitudes e, se o SENHOR não for com você, não saia do seu lugar (Êx 33:12-15).


PLANOS DE ESPERANÇA E UM FUTURO

De maneira magistral, Deus conclui, revelando que tem “... planos de dar a vocês esperança e um futuro”. Nada descreve tão bem o sentimento de esperança como o nascimento do filho do filho, do primeiro neto: Antônio... nossa riqueza, a continuidade da família, dos sonhos, de um futuro! Com imensa gratidão, pedi as misericórdias do único SENHOR dos meus planos sobre todos os meus descendentes para que conheçam Jesus como Salvador e nunca se desviem do Caminho, o que garante a eles um futuro feliz com Deus. Depois nasceu Elena, nossa Princesa, companheirinha capaz de modificar não só nossa agenda como a casa toda, com seus brinquedos e o jeito carinhoso e resolvido de ser... Porém, minha filha não tinha filhos... E, apesar de muitos tratamentos, dor e investimentos, depois de dez anos de tentativas, decidiram que não era plano de Deus para eles serem pais. Com muita fé e maturidade cristã (II Co 4:8-9), continuaram servindo ao Senhor dos seus planos. Mais sete anos se passaram sem tratamento algum e... Deus permitiu mais uma gravidez! A ansiedade encheu o meu coração: será dessa vez? Cada dia eu pensava: vamos ver o que Deus tem planejado para nós, hoje! Houve descolamento da placenta, repouso, cuidados especiais, até que, no tempo certo, nasceu Davi, o nosso milagre! Um lindo e forte menino que veio para testemunhar o poder do Deus dos impossíveis! Este era o Seu plano, e pessoas de todos os cantos têm reconhecido e se curvado sob a grandiosidade do Deus que servimos!


Sim, Deus ouve cada oração (Jr 29:12)! Então, fale com Ele o tempo todo...

Sim, Deus tudo vê (Hb 4:13)! Então, ande na companhia Dele...


Por Ediane Costa Mendes Rodrigues.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page