top of page
Buscar

MULHER DANDO BOM TESTEMUNHO POR SEU EQUILÍBRIO

"Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas.” (Pv 31:29 – NAA)


Sugestão de estudo para reunião de mulheres no mês de dezembro



(Pv 31:10-31; Lucas 6:38, Efésios 5:15-17; Salmo 90:12)


Uma mulher cristã equilibrada sabe conduzir sua vida demonstrando cuidado e atenção nas áreas mais importantes, seja da sua vida pessoal, seja da família, com muita sabedoria e devoção a Deus e à Sua vontade. Equilibrada, segundo o dicionário, é: estabilizada, estável, harmoniosa, nivelada, ajuizada, comedida, contida, criteriosa, moderada, ponderada, prudente, segura, sensata, serena. Que sentimento tenho sobre mim mesma ao ler e refletir em cada uma dessas palavras? Uma mulher equilibrada demonstra seu exemplo quando:


1.ADMINISTRA SEU TEMPO


“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. (Ef 5:15-17 – NVI) O termo “remir o tempo”, nas Escrituras Sagradas, significa andar com diligência e de forma sábia, dando importância às coisas que têm verdadeiramente significado. Vamos refletir sobre o nosso dia a dia. Temos sido “escravas” de tarefas urgentes? Lembrando que o urgente nem sempre é prioridade. Sugestão: separe um tempo e anote aquilo que é urgente na sua casa e o que é prioridade. Junte a família à roda da mesa e analise cada item. Deixe que todos opinem e no final faça a lista de prioridades e comece a cuidar delas, uma a uma.


2. ADMINISTRA SEUS RECURSOS


Aprendemos de maneira clara e completa com a mulher virtuosa descrita em Provérbios 31:13- 22. Essa mulher equilibrada trabalha, busca de longe a provisão para sua casa, levanta-se de madrugada, faz comida para todos, dá tarefas às suas servas, sabe negociar, faz o campo produzir, com braços fortes e vigorosos vai à luta, veste sua casa no frio.


3. TEM UM CORAÇÃO GENEROSO


A mulher virtuosa de Provérbios 31 era dona de um coração GENEROSO. Mesmo sendo rica, abastada, proprietária de terras e muitas posses, não era insensível às necessidades do próximo: “Ela acolhe ao necessitado e estende as mãos aos pobres” (Pv 31:20 – NVI). “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”. (Pv 3:9-10 – NVI) Ter recursos materiais, bens, dinheiro, ouro ou prata não pode ser empecilho para uma serva de Deus ter um coração altruísta, generoso. Não repartir é egoísmo, tanto de quem tem pouco ou muito recurso financeiro. Como está seu guarda roupas? Abarrotado? E se tirasse um tempinho para separar e doar o que não usa mais? “Dêem e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. (Lc 6:38 – NVI)


4. DESENVOLVE SEUS TALENTOS


Talento, segundo o dicionário, é: aptidão, habilidade, dom, vocação, jeito, inclinação, queda, capacidade, competência, destreza, arte. Deus nos dotou de capacidade para desenvolvermos algo especial em nosso próprio benefício e, ainda, o de nosso próximo. É notório que, quando as mulheres se encontram, sendo duas ou um grupo, os talentos são visíveis. As conversas giram em torno de culinária, costura, bordados, pinturas, internet, fotografias, trabalhos artesanais e tantos outros. Quero destacar aqui o GRUPO FILADÉLFIA, da igreja Cristã Evangélica Nova Visão em São Luís de Montes Belos, Goiás, que, sob a coordenação da Dirami, se reúne semanalmente e passa a tarde junto, aprendendo, ensinando, apoiando, confraternizando, comendo, rindo, acolhendo outras da comunidade também, uma vez que é aberto a todas as mulheres e não apenas às que são da igreja. Ninguém de nós deveria dizer: “Coitada de mim, não sei fazer nada!” Com certeza você tem aptidões diferentes das minhas e das de muitas outras mulheres. Falta apenas se dispor e deixar ser usada por Deus.


5. TEM PRIORIDADES DEFINIDAS


Priorizar significa colocar em ordem de importância. O que é mais importante para uma mulher sábia e equilibrada? DEUS acima de qualquer coisa. Dar o primeiro lugar a Deus é a melhor escolha que alguém pode fazer. Ter uma vida devocional, escolher desfrutar da presença de Deus, dos ensinos da Sua Palavra – a Bíblia. Isso deve vir antes de tudo. O primeiro pensamento do dia deve ser: “antes de falar com qualquer pessoa hoje, falarei com Deus”. “Antes de ler qualquer coisa hoje, lerei a Palavra de Deus.” É uma questão de aprendizado. Quanto mais fizer, mais fácil vai se tornando. Temos outras prioridades, tais como: o marido, os filhos, a casa, você mesma e sua vida pública (trabalho secular). O necessário é ter sabedoria e não aceitar que as coisas urgentes tomem o lugar das prioritárias na minha vida e no meu lar. Concluindo, quero mencionar uma prioridade absolutamente necessária, porém, muito esquecida e negligenciada nos dias de hoje: O


DESCANSO! Vivemos numa correria desordenada! As horas do dia nos parecem menores ou insuficientes. Ficamos sobrecarregadas e cansadas. A ansiedade nos diz que não podemos parar, não podemos descansar. Então, vamos ficando adoecidas e enfraquecidas nas lutas diárias. O corpo pede socorro, mas a mente não para de trabalhar. Esquecemo-nos do mandamento de Deus para o descanso. Ele descansou no sétimo dia.

DESCANSAR não é sugestão de alguém – é mandamento bíblico. É respeitar os limites do corpo e da mente, criados por Deus. Para sermos mulheres de bom testemunho por nosso equilíbrio em todas essas áreas, convido você a fazer comigo essa oração do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Sl 90:12 – NVI).


“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Sl 90:12 – NVI). ❃

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page