top of page
Buscar

MULHER CRISTÃ INFLUENCIADORAPOR SEU HONESTO CARÁTER E COMPORTAMENTO

(I Pe 3:1-6; Pv 31:10- 31; Pv 14:1; Rm 16:1-2)


Sugestão de estudo para reunião de mulheres no mês de julho




No dia sete de dezembro de 2021, a BBC News divulgou a lista “BBC 100 Women” com os nomes das mulheres mais influentes e inspiradoras do ano, destacando aquelas que estão fazendo um ‘reset’ – ou seja, mulheres que fazem a sua parte para “reinventar a sociedade, a cultura e o mundo”. Metade da lista foi dedicada a mulheres do Afeganistão, que, mesmo em uma cultura fortemente marcada pelo radicalismo do Talebã, que as quer restringir à esfera doméstica, tirando-lhes toda a dignidade, têm sido ativistas e influenciado outras na luta pela igualdade de gênero e pela liberdade.


Olhando a biografia de muitas dessas mulheres, não se percebe que tenham feito a diferença por serem cristãs, tementes a Deus e levarem Seu amor ao mundo. Nenhuma de nós está lá! Mas, ainda que o mundo não reconheça esse papel tão relevante, somos chamadas a influenciar pessoas com a nossa vida, atraindo-as a Jesus. Influenciamos, de forma positiva ou negativa, nos espaços de nossa convivência, seja na família, na Igreja ou no trabalho, por meio do nosso comportamento.


O texto de Provérbios 14:1 diz que: “A mulher sábia edifica a sua casa”! Pedro, em sua primeira carta, capítulo 3, afirma que a mulher “ganhará” o seu marido para Cristo, por meio de um comportamento honesto e cheio de temor. Lembra, ainda, que nossa beleza não é apenas exterior, mas aquela que é permanente “por meio de um espírito manso e tranquilo”, que realmente demonstra um caráter cristão.


No dicionário, “caráter” é o conjunto de traços psicológicos da individualidade, índole; força de vontade, retidão e honestidade” (Luft). Ter um honesto caráter é, então, ser uma pessoa de boa índole, ser reta e manifestar essas características no comportamento diário.


Encontramos, na Palavra de Deus, homens e mulheres de caráter aprovado. Abraão abriu mão de um conflito e foi pacificador em relação a seu sobrinho Ló (Gn 13); Daniel, um jovem íntegro e temente a Deus, opta pela pureza e decide não se contaminar com as iguarias do Rei (Dn 1:8-9); Esdras, que amava a lei de Deus, quis fazê-la cumprir em Israel (Ed 7:8-

10); Neemias, que amava seu povo, se importou com suas necessidades, orou e agiu a seu favor (Ne 1:4- 6); Mulheres que amaram e serviram a Jesus, acompanharam-No em Seu ministério (Lc 8:1 -3).


Em nossos dias, temos a digital influencer (influenciadora digital), que usa redes sociais para transmitir conteúdos e influenciar comportamentos de consumo em relação a moda, maquiagem, viagens, estilo de vida etc. Há, inclusive, influenciadoras “evangélicas” que, ao divulgarem seus conteúdos, tentam passar, também, uma mensagem cristã com reflexões bíblicas, comentários e orações. Mulheres têm a facilidade de influenciar pessoas! Esse é também um chamado para nós. Devemos estar atentas sobre

essas capacidades que temos, refletindo diariamente sobre o que recebemos e o que oferecemos a outros através do nosso comportamento.


Bill Hybels, em seu livro: SIMPLIFIQUE – Dez práticas para pôr a alma em ordem, tratando das influências das amizades, afirma que os relacionamentos de nossas vidas nos contaminam, sejam bons ou ruins:


“Se você estiver procurando pessoas cujo caráter contamine o seu de forma positiva, a lista de Paulo é um excelente ponto de partida: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (p.195).

Não é uma lista para pessoas fracas, pois “requer determinação diária e implacável para sermos amorosos, alegres, pacíficos, pacientes, amáveis, bondosos, fiéis... independente do fluxo e refluxo das circunstâncias”, diz o autor.


Para refletir: Temos produzido o Fruto do Espírito em nossa vida? Demonstramos amor nos relacionamentos? Promovemos a paz com bondade e mansidão?


A mulher virtuosa, descrita em Provérbios 31, é um exemplo de influência positiva para qualquer geração. Segundo Elizabeth George, virtuosa pode ser comparada a dois lados de uma moeda: o poder da mente (princípios morais e atitudes) e o poder do corpo (vigor e eficiência). A mulher de provérbios mostra disposição física para acordar cedo, trabalhar com as mãos, plantar, tecer roupas, cuidar bem da casa, cuidar da sua aparência. Não dá espaço para a preguiça. Ela se preocupa com o próximo e está focada em fazer o bem! Percebe necessidades, não recua diante dos desafios, usa a mente de forma criativa, pois é uma mulher empreendedora e bemsucedida. Merecidamente é louvada pelas suas obras! (Pv 31:30).

Para refletir: Como está o andamento da sua casa? Quais tem sido as suas prioridades? Tem conseguido administrar bem o seu tempo, sem ficar muito sobrecarregada?


Em Romanos 16, versículos 1 e 2, o apóstolo Paulo menciona uma irmã, de nome Febe, recomendando-a aos irmãos de Roma. Febe servia a Deus na igreja de Cencréia, um porto de Corinto. O termo usado no texto para seu trabalho é diakonia, podendo ou não indicar uma função com autoridade diaconal, ou seja, era alguém que estava servindo aos santos. Os estudiosos afirmam que Febe era uma pessoa tão “confiável” que provavelmente foi quem levou a carta de Paulo aos irmãos de Roma. Sua integridade permitiu a Paulo entregar-lhe aquela que seria a “carta base” de toda a doutrina do cristianismo: a Carta aos Romanos. Uau! Já pensou que responsabilidade?


Para refletir: O que tem sido colocado em suas mãos para fazer no Reino de Deus demonstra que você é uma pessoa digna de confiança, que serve aos irmãos e é protetora deles? As pessoas veem Jesus Cristo em seu caráter e comportamento?


Febe, cujo nome significa radiante, saiu do paganismo, assumiu o brilho de Cristo em sua vida e passou a servir à Sua igreja! Somos chamadas a servir a Deus, com tudo o que Ele nos concede, em todos os lugares. Ao produzirmos o Fruto do Espírito Santo, que em nós habita, seremos influenciadoras e faremos a diferença para gerações, deixando um legado positivo, como Febe e tantos outros servos de Deus do passado, cujas histórias estão na Bíblia, para nos inspirar e influenciar!


Deus nos ajude a ser assim! ❃


Celene Lima



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page