top of page
Buscar

O ÚNICO SENHOR DA MINHA ALMA


“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma...”

(Jr 6:16 – ARC)

“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação” (Sl 62:1 – ARA)


Lendo o texto de Jeremias, percebemos que Deus está bastante contrariado e, segundo o verso 11 do capítulo 6, o Senhor está irado com o povo por causa dos seus pecados contra Ele. O povo quer andar pelos seus próprios caminhos, fazendo o que não agrada a Deus, vivendo como querem. Então, o Senhor declara Sua sentença ao povo: “As suas casas passarão a outrem, os campos e também as mulheres, porque estenderei a mão contra os habitantes desta terra, diz o Senhor.” (Jr 6:12 – ARA)

No verso 16, Deus manda que eles parem, que se coloquem de lado, à margem do caminho, para verem por onde estão andando. Deus quer que eles busquem os caminhos antigos, quando andavam por onde Deus mandava, o bom caminho, para então acharem descanso para a alma.


1. O QUE É A ALMA? A psicologia irá afirmar que a alma é o centro das nossas emoções, onde abrigamos nossos mais profundos sentimentos, sejam bons ou ruins. Quando a alma adoece, faz adoecer o corpo (doenças psicossomáticas). Segundo o dicionário Webster 1828, um dicionário cristão, alma é a substância espiritual, racional e imortal no homem, que o distingue dos brutos; a parte do homem que lhe capacita a pensar e raciocinar, e que o torna sujeito de governo moral. Tal é a natureza da alma humana, que ela deve ter um Deus, um objeto de afeição suprema. Alguns teólogos vão afirmar que a alma é a identidade individual de uma pessoa. É também a vida da pessoa. Cada pessoa é uma alma, com uma personalidade única. Quando Deus deu vida ao homem, ele se tornou um ser vivente (Gn 2:7). Em hebraico “ser vivente” é “alma vivente”. A alma é a vida individual de cada pessoa, sua experiência pessoal da vida.

Podemos dizer que a alma, então, é tudo isso: o centro das emoções, o que nos distingue dos animais e nos capacita a pensar e raciocinar, o que nos faz individuais. Cada um é um ser vivente criado à imagem e semelhança de Deus. Nossas experiências são únicas, assim também nossas reações. E cada qual, responsável diante de Deus pelo governo moral de sua alma.


2. A ALMA CANSA, ADOECE? Sim, a alma se entristece, cansa, adoece. O salmista pergunta para a sua alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (Sl 42:5 – ARA). A alma sobrecarregada adoece. No verso 6, ele diz: “Sinto abatida dentro de mim a minha alma”. O Dr. Pablo Bernardes, em seu blog, afirma: “muitos fatores estressantes nos inquietam todo dia: conflitos, pressões, demandas, doenças, adversidades… Se não filtrarmos com sabedoria o que nos aflige, acabamos por nos alimentar de muita comida emocional estragada, o que comprometerá nossa mente e coração!” O pecado que habita em nós nos adoece. No salmo 32:3, diz: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos” (ARA). O pecado guardado, o pecado não confessado, pesa em nosso coração e adoece a alma. É preciso cuidar da nossa alma ou todo o corpo perecerá. É preciso confessar o pecado e abandoná-lo.


3. COMO ESTÁ A SUA ALMA? Faça essa pergunta para você mesma: “Como está a minha alma?” Talvez você tenha que dizer a ela, como o salmista: “Espera em Deus pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42:5b – ARA).

Deus, ao falar com o povo sobre o castigo que virá por causa do pecado, aconselha que eles parem, observem o caminho que estão andando e busquem ajuda para encontrar o caminho bom, para então poder andar por ele e achar descanso.

Talvez você precise de ajuda para acertar seu caminho. Procure ajuda. Talvez você precise parar, meditar no caminho que está andando e repensar sua vida. Para achar descanso para sua alma, só buscando os caminhos do Senhor. No Salmo 18:30, o salmista diz: “O caminho de Deus é perfeito” (ARA). Já no Salmo 27:11 Davi ora ao Senhor, dizendo: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana...” (ARA). Faça também essa oração. Clame ao Senhor por Seus caminhos, só Ele pode dar descanso para sua alma.

Não tenha medo de voltar-se para o Senhor, confie que Ele estará contigo ajudando a andar pelo caminho certo. Em Isaías 30:21, vemos que: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” (ARA) Deus te fará andar pelos caminhos de vitória, caminhos que glorificam o Seu nome. E sua alma alcançará descanso.


DESAFIO PARA HOJE: Ao se sentir triste, abatida e cansada...

PARE: observe seu caminhar. Pergunte para a sua alma: “por que estás abatida...?”

ORE: peça a Deus para corrigir seus passos e te fazer andar pelas veredas antigas de amor, paz e confiança no Senhor! Só em Cristo encontramos paz para a nossa alma. Ele, o Único Senhor da nossa alma!


Por Lilian Silveira

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page