top of page
Buscar

MULHER INFLUENCIADORA NO ENFRENTAMENTODAS CRISES FAMILIARES: FÉ, FOCO E PERSISTÊNCIA

"Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas.” (Pv 31:29 – NAA)

Sugestão de estudo para reunião de mulheres no mês de maio



Quem nunca sonhou em ter uma família perfeita, dessas de capa de revista? Existe uma

significativa diferença entre o mundo ideal e o real. No mundo real, não existe família perfeita e, em algum momento, todos nos deparamos com uma crise na família. Entendendo que as crises familiares fazem parte da vida, como podemos enfrentá-las?


PREPARO PRÉVIO – O melhor preparo para enfrentar as crises se dá antes que elas

aconteçam. Nos preparamos cultivando a vida diária aos pés do Senhor, recebendo o alimento da Palavra, sendo transformadas em nossa maneira de pensar e fortalecidas na fé. Veja a instrução de Hebreus: “assim, aproximemo-nos com toda

confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso” (Hb 4:16 – NVT). Graça e misericórdia são gêneros de primeira necessidade! Aproxime-se dia a dia do Trono e abasteça seu estoque!


Podemos começar bem, mas perseverar é outra história. Nos vemos engolidas por agenda,

cansaço, sobrecarga, questões emocionais não resolvidas, falta de gratidão, solidão. E quando a crise chega, não temos recursos para enfrentá-la e ficamos sem rumo... Se este é seu caso, respire fundo e recomece. Fique atenta a tudo que tenta te distrair e tirar teu foco. O Senhor quer te ensinar a perseverar e permanecer firme na fé para enfrentar, com Ele, toda e qualquer circunstância.


Considere a vida de Abigail (I Sm 25). Quando a crise bateu à sua porta, estava pronta. Tinha em mãos fé, temor a Deus, sabedoria, humildade, prontidão para agir e... muitas provisões em estoque! Nada disso surge do nada, de uma hora para outra. São virtudes desenvolvidas ao longo da caminhada. Nabal, marido de Abigail, era um homem mau e podemos imaginar que a vida em casa não era fácil. Mas esta mulher dependia do Senhor e contou com os Seus recursos, Sua misericórdia e Sua graça!


ALICERCES DA FÉ – Em tempo de crise, é preciso voltar aos alicerces da fé, ao que foi

aprendido e sedimentado na jornada com o Senhor. Alicerces da fé são as verdades eternas

que nos sustentam em todo tempo, nos dias bons e nos ruins. Eis alguns alicerces: Deus existe; Deus é Bom; Deus é Santo; Deus é o Justo Juiz; Jesus é o Filho de Deus, o Salvador; o Espírito Santo habita naquele que crê em Jesus; a Palavra de Deus é a verdade; Deus ouve e responde a oração; o céu é real; Ele vai voltar! Quantas benditas certezas podemos ter! Pense, medite, escreva sobre os alicerces da sua fé; guarde-os no coração!


ENXERGAR O QUADRO MAIOR – É fácil perder a visão do que Deus está fazendo quando

o foco está em nós, no hoje, na dor e angústia da crise. Existe uma história maior sendo escrita e ela tem a mão de Deus. Se você é salva em Jesus, Ele já “te libertou do império das trevas e te transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1:13 – ARA). Além da mudança de reino, “aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6 – ARA). Estamos em obras e Ele continua trabalhando em

nós e em nossos queridos! Aleluia!


PASTOREAR O PRÓPRIO CORAÇÃO – Nas crises familiares, ficamos fragilizadas, cheias de

perguntas, culpas, frustrações, medos, vergonha. É o momento de pregarmos para nós mesmas, lembrando e relembrando Quem Deus é, Seu poder e Seu tempo e modo de agir perfeitos. Deus é o único que pode mudar o mal em bem. Ele continua fazendo milagres onde ninguém mais tem acesso: no coração humano, no nosso e dos nossos queridos!


APOIO NO CORPO DE CRISTO – O sofrimento nos quebranta a ponto de perdermos a vergonha e o medo de compartilhar as lutas, pedir e aceitar ajuda de irmãs e famílias maduras na fé. As respostas fáceis, receitas de bolo e teologias superficiais ficam de lado. Mas aqueles que se propõem a chorar e orar junto, compartilhar a dor, ouvir atentamente, acabam sendo os braços amorosos do Pai em nos socorrer. Bendito e incomparável corpo de Cristo!


A VERDADE NA MESA – A realidade pode parecer insuportável e a dor profunda, mas a

verdade precisa ser encarada para que haja cura. Com a verdade exposta, nossa família começa a perceber o quanto precisamos de Jesus como Salvador e Senhor, individualmente e como família.


UM DIA DE CADA VEZ – Algumas crises chegam de repente, como um acidente, uma doença, a morte. Em outras, existia um processo gradativo. Um adultério não acontece do dia pra noite; um filho rebelde não se afasta repentinamente. O coração vai endurecendo pouco a pouco pelo pecado e distanciamento do Senhor. Da mesma forma, a cura e a restauração acontecem num processo contínuo de dependência de Deus, passo a passo, dia a dia. Viver o hoje aos pés do Senhor é um aprendizado precioso!


LIDAR COM AS CRÍTICAS – A crise abre portas para críticas, julgamentos e acusações,

tanto dos de fora como dos de dentro. Talvez as piores críticas sejam as que fazemos a nós

mesmas... Se não tomarmos cuidado, esse burburinho acaba ocupando um grande espaço

no coração. Enquanto a mulher sírio-fenícia (Mt 15:21-28) clamava a Jesus em seu desespero

pela cura da filha endemoninhada, os discípulos queriam que o Senhor a mandasse embora.

Aqueles que deveriam levar pessoas até Jesus não a queriam por perto. Mas ela manteve o foco no Senhor e perseverou em buscar humildemente o Seu favor. Jesus reconheceu sua grande fé e sua filha foi curada!


A REALIDADE DO PERDÃO – “Onde foi que eu errei?”, é a pergunta frequente em meio à crise familiar. É lógico que erramos muitas e muitas vezes. Precisamos reconhecer nosso pecado, nos arrepender, confessar, pedir perdão a Deus e a quem ofendemos, restituir o que for possível, e seguir em frente. Pedir e oferecer perdão é vital em nossas famílias. O perdão liberta, derruba barreiras, restaura corações, cura feridas. Louvado seja o Senhor pela realidade do perdão!


Querida irmã, em cada crise familiar, o Senhor nos convida a O buscarmos ainda mais,

nos entregarmos em Suas poderosas mãos e contarmos com Sua Graça e Misericórdia.

Persevere em crer de todo coração no Senhor e em Seu poder. E que seus olhos possam ver os Seus milagres em sua vida e família! ❃


Elayne Manzano

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page