top of page
Buscar

30 anos de Diadema Real - Jubileu de Pérolas

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Que lindas joias podem ser feitas a partir de uma pérola: anéis, brincos, colares, diademas... Pérolas não nascem prontas. É preciso muito tempo e muito sofrimento por parte da ostra para criar uma pérola perfeita.


Nossa revista completa, neste mês de junho, seus 30 anos e as pérolas foram juntadas, uma a uma, ao longo de todo esse tempo. Pérolas criadas a partir do trabalho árduo de várias irmãs que foram tocadas pela visão e pelo desejo de terem uma revista feminina publicada pelas mulheres de nossa denominação. Pérolas também ́fabricadas’ por tantas outras mulheres que se dedicaram à arte de escrever, revisar, corrigir, datilografar muitas e muitas vezes no início (e digitar de um bom tempo para cá), de diagramar, de embalar, despachar, divulgar, cobrar o pagamento das assinaturas, ler, compartilhar e, principalmente, por aquelas que têm orado por esta revista.


Muitas de nossas irmãs mais idosas se lembram da revista Vida Cristã que, durante muitos anos, foi o único meio de informação cristã direcionada a mulheres que chegava até nós, vinda da Igreja Evangélica Congregacional.

Então surgiu o desejo de termos um meio de comunicação nosso, das mulheres da ICEB, com artigos escritos por nossas mulheres e nossos pastores, que atingissem toda a nossa denominação.


Assim surgiu a Revista Diadema Real. Há 30 anos.


Neste Jubileu de Pérola, queremos homenagear algumas mulheres que trabalharam incansavelmente nesse ministério, antes de nós. Lembramos aqui das irmãs idealizadoras do projeto da revista, ainda em 1987: Nazaritha F. Manrique (presidente – in memoriam), Celeste P. de Oliveira (secretária de atas – ICE Cidade Jardim – Goiânia – GO), Lindomar F. de M. Carvalho (secretária correspondente) e Valdivina de Campos Rosa (tesoureira – ICE Palmeiras de Goiás). A ideia foi levada às líderes regionais e, posteriormente, ao V Congresso de Mulheres, em fevereiro de 1989, onde foi criado o Departamento de Imprensa e Publicações, com o objetivo de elaborar esta revista. Houve sugestões de vários nomes para a revista e, no dia 16 de junho de 1989, foi escolhido o nome DIADEMA REAL, a partir de uma sugestão da Lindomar.


Honramos a pessoa e o trabalho das irmãs que citaremos a seguir. Abigail Linhares (hoje membro atuante da ICE Setor Oeste – Goiânia – GO) foi a primeira diretora/editora da revista. Na função de redação e editoração da revista, tivemos depois, por um bom período, a Lindomar F. Morais Carvalho (ICE) e a Nazarita F. Manrique (in memoriam). Depois, durante muito tempo, esse trabalho foi exercido pela Darcy Lemos (membro da ICE Vila União – Goiânia – GO) que, com a ajuda da Maristela Vitória, fez um excelente trabalho. Já em sua segunda década de existência, contamos com o trabalho da Maria Augusta Queirós (ICE Betel – Taguatinga – DF) e da Maria César (hoje na Igreja Viver em Cristo – Taguatinga – DF), sempre auxiliadas por tantas outras mulheres. Especialmente honramos cada líder nacional, desde a Ireny Araújo (hoje na ICE de Cezarina – GO), a Denise Elaine (ICE Setor Oeste – Goiânia – GO), a Isafran Lobão (ICE Núcleo Bandeirante – DF), a Leonor (hoje na Igreja Viver em Cristo – Taguatinga – DF) e a Maria Augusta de Queirós (ICE Betel – Taguatinga – DF). Todas essas lideranças foram sempre auxiliadas pela Aélia Santos Cavalcante, tanto na redação como na revisão dos textos a serem publicados na revista. Outras irmãs ajudaram muito na tesouraria e no controle de assinaturas da revista. Dentre elas, podemos citar a Valdivina Campos Rosa (hoje da ICE Palmeiras de Goiás), a Honara Manrique (atualmente membro da ICE Brasília), a Denise Elaine (ICE Setor Oeste – Goiânia – GO), a Francisca Carolina Junqueira de Souza (hoje na ICE Setor Oeste – Goiânia – GO); a Varluce Ferreira Ramalho (que era da ICE Núcleo Bandeirante – DF), a Cinthia Vercelino e a Cléia Câmara Segurado Souza (ambas da ICE de Águas Claras – DF), além de todas as mulheres que participaram das diretorias nacionais das antigas Uniões Femininas e atuais Mulheres em Ação. Que o Senhor recompense a cada uma!!!


Hoje trabalhamos com uma revista que tem um alcance nacional, com mais de 500 assinaturas regulares. Isso é um presente de Deus. É a confirmação de que o sonho um dia vivido por nossas irmãs e a insistência de muitas mulheres no passado e até hoje valeram e valem a pena.


Nossa revista é de qualidade tanto no conteúdo quanto no material impresso. Prezamos pelas informações e pelos escritos bíblicos. Não temos a intenção de discutir pontos de vistas teológicos, pois não é esse o nosso objetivo, mas, sim, trazer assuntos atuais para discussão e conhecimento das irmãs, dentro do contexto bíblico e teológico adotado por nossa denominação e em consonância com as necessidades temáticas percebidas em nossas igrejas. Também temos por missão despertar as mulheres cristãs para o cumprimento do nosso papel neste mundo, como atalaias das Boas Novas da Salvação, testemunhando a verdadeira fé cristã.


Somos gratas a Deus por cada uma das editoras que passaram pela revista, cada qual com sua maneira diligente de servir neste ministério, e hoje agradecemos a Débora que, nos últimos anos, tem feito esse trabalho com esmero e dedicação. Somos gratas à Karla Barros que nos últimos anos tem nos auxiliado na diagramação e criação e à Maressa Bastos que tem auxiliado na revisão gramatical dos textos. Somos gratas a cada irmã e irmão que envia um artigo ou foto para compor nosso material. Saiba que, sem eles, a revista não existiria. Aos irmãos que nos ajudam na revisão da revista, o nosso muito obrigada.


Somos gratas ainda a todos os assinantes que regularmente cumprem seu papel fazendo sua assinatura anual a tempo de receber a primeira revista do ano.


Somos gratas especialmente a Deus, pelo sustento deste ministério que propaga o Seu reino, anunciando a Sua volta. Então, até que Ele volte, nosso papel é continuar fazendo a obra do Senhor, transformando a nossa mente a fim de mudarmos nossas atitudes para com o Reino e para com o próximo.


Com todas essas mãos que foram construindo a revista Diadema Real, apresentamos a você a 94ª edição, com o desejo de que ela seja bênção em sua vida.


Festejemos esse aniversário e desfrutemos, você e eu, da pérola que é esta revista!


A REDAÇÃO

Revista Diadema Real - Ano XXX Maio-Agosto/2019 Nº94

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page